Muitos pensam que os efeitos do álcool no organismo se limitam apenas à embriaguez, porém, é muito mais do que isso.
Após o consumo, o álcool é absorvido no intestino e entra na corrente sanguínea, e assim, é transportado para todo o organismo, principalmente para o cérebro.
É claro que os efeitos imediatos dependem da quantidade de álcool e o grande problema é quando consumido com frequência, o que pode afetar a saúde física, mental, e até levar à dependência.
Portanto, para você entender o que o álcool pode causar a curto, médio e longo prazo, preparamos um pequeno guia com todas as informações.
Quais efeitos do álcool no organismo?
Para entender os efeitos do álcool no organismo, saiba que, assim que chega à corrente sanguínea, ele é levado para todas as partes do corpo, sendo o fígado que permite eliminá-lo completamente.
Como se trata de um produto psicoativo, isto é, age sobre o funcionamento do cérebro, ele modifica a consciência e as percepções.
No entanto, esses efeitos produzidos pela ingestão de álcool dependem de muitos fatores: a quantidade, a composição química da bebida, a frequência, sexo e idade.
O álcool pode provocar sérios danos à saúde física quanto psíquica, e os principais são:
- Diminuição dos reflexos;
- Tremores;
- Náuseas;
- Dores de cabeça;
- Insônia;
- Perda de apetite;
- Taquicardia;
- Aumento da pressão arterial;
- Baixa autoestima;
- Dificuldade de concentração;
- Problemas de memória;
- Agressividade;
- Isolamento;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Cirrose;
- Câncer.
Esses são apenas alguns efeitos, e não são poucos, que podem afetar a vida pessoal e profissional do indivíduo, no entanto, eles negam que existe um problema e que precisam de um tratamento para alcoolismo.
Cabe então aos familiares e amigos ajudarem, especialmente para garantir a sua saúde.
Quais as consequências do álcool no comportamento?
Já demos alguns exemplos de efeitos do álcool no comportamento, mas vale a pena falar um pouco mais.
O álcool modifica as reações diante de uma determinada situação, onde a pessoa se torna menos consciente de seus atos, podendo agir de forma mais agressiva, tanto em relação aos outros quanto à ela mesma.
Por exemplo, dirigir sob o efeito de álcool é a maior causa de acidentes de trânsito e morte entre jovens.
Também afeta a capacidade de impor limites, aumentando o risco de ter uma relação sexual não desejada ou sem proteção.
É importante ter em mente que a pessoa está doente e precisa de ajuda, e consultar um profissional para tratamento de dependência química é uma ótima ideia.
O que é dependência alcóolica?
Embora o álcool promova um efeito de bem-estar em muitas pessoas, o risco de desenvolver uma dependência está sempre presente, mesmo se a pessoa não tiver antecedentes de alcoolismo na família.
Um dos sinais da dependência ao álcool é o desejo de consumir frequentemente, não importa a situação.
A pessoa tem sérias dificuldades em controlar a quantidade, e mesmo sabendo de todos os efeitos do álcool, não consegue parar.
Dessa forma, quando a dependência está afetando a qualidade de vida da pessoa e de quem está à sua volta, a melhor saída é buscar uma clínica de recuperação.
Tudo o que ela precisa é de um suporte e poder superar tudo isso da melhor forma possível!