Tratamento para Dependentes Químicos

Todos sabemos que determinadas substâncias podem provocar alucinações, mas também pode ser uma doença mental, falta de sono e mesmo alguns alimentos.

Pessoas que usam drogas relatam que ao mesmo tempo que podem ser espetaculares, podem ser altamente terrificantes.

Geralmente, quando se pensa em alucinação, a primeira coisa que vem em mente são fenômenos visuais estranhos e experiências surreais.

Portanto, para você entender melhor quais drogas que causam, como funciona e como tratar, vamos explicar tudo aqui!

Alucinações quais drogas causam?

Em primeiro lugar, saiba que toda substância que provoque modificações das percepções até alucinações é um alucinógeno.

No caso de uma substância sintetizada, pode ser o LSD, ecstasy, por exemplo, e um alucinógeno natural pode ser uma planta, e o mais conhecido é o cogumelo.

O que todas têm em comum é, além de gerar euforia e sensação de satisfação, modificar o estado da consciência no sistema nervoso central.

O resultado é ver coisas que não existem, escutar vozes…

O que são drogas alucinógenas?

São susbtâncias químicas que provocam uma alteração de todos os sentidos e da percepção que o usuário tem do seu corpo no espaço e tempo.

A pessoa pode ter a impressão de ouvir e ver coisas que não existem realmente, além de comportamento e humor alterados.

As drogas alucinógenas mais comuns são o LSD, Ecstasy, PCP e cogumelos.

No caso do LSD, seu tempo de ação é entre 10 e 12 horas, e pela droga potencializar as percepções sensoriais, especialmente a visão, a pessoa passa a ter alucinações.

O usuário costuma dizer que enxerga e ouve coisas estranhas, além de falar coisas desconexas.

Em um primeiro momento, o usuário tem uma sensação de euforia, excitação e desinibição, bem como uma mudança na percepção da realidade.

Isso ocorre porque agem diminuindo a sincronicidade entre os neurônios e afetam os receptores de serotonina do cérebro, além do córtex visual.

Todas essas alterações são responsáveis por alterar o estado de consciência, causando distorção da percepção da realidade e desencadeando alucinações.

Quais são as consequências e perigos para a saúde?

Os principais perigos ligados ao uso de drogas que causam alucinações são doenças acompanhadas de ansiedade, assim como riscos de acidentes e intoxicações.

Na medida que os alucinógenos modificam as percepções e os sentidos, os usuários podem até se jogar pela janela, e sem falar no risco quando usados em conjunto com outras drogas, por exemplo, o álcool.

Ou seja, a total falta de percepção que o usuário tem dele mesmo e do que está à sua volta, é muito preocupante.

Por isso, para preservar a sua vida e de todos ao seu redor, existe a opção de recorrer a uma clínica de recuperação, onde o paciente é acompanhando de perto por uma equipe multidisciplinar.

Como tratar as alucinações?

Na verdade, será necessário tratar o que está causando a alucinação, e nesse caso a dependência, que é caracterizada por:

  • Perda de controle;
  • O usuário sabe os efeitos negativos, mas isso não o impede de parar;
  • Necessidade constante de consumir a droga cada vez mais.

Hoje em dia, existem abordagens novas para tratar a dependência química e alcóolica, com resultados muito satisfatórios, e uma delas é o tratamento para dependência química.

Em primeiro lugar, é necessário  diagnosticar e então orientar quanto ao tratamento mais adequado, porém, o principal objetivo é tratar a dependência, pois assim, as alucinações irão desaparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.